segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

TOP 10: Melhores do Ano (parte 1)

Continuação dos melhores deste ano, a primeira parte você confere aqui.

05. Boyhood

A proposta inicial de Boyhood (projeto do diretor Richard Linklater, responsável pela trilogia “Antes do...”) já é um ganho e tanto para o cinema, pois se trata de um filme que demorou 12 anos para ser gravado, sendo assim todas as passagens de tempo retratadas no filme são de fato existentes. Contando a história do garoto Mason (interpretado por Ellar Contrane) que precisa lidar com o divórcio dos pais (Ethan Hawke e Patricia Arquette). O longa (realmente longo, com mais de três horas de duração) é um retrato do comum, sua história não apresenta grandes nuances e nem por isso deixa de ser interessante, pelo contrário, a sensibilidade apresentada é tanta que a empatia com os personagens surge do elemento mais nobre que o filme pode apresentar: o auto reconhecimento por parte do espectador com o protagonista. Boyhood trata-se de um filme minimalista com tremenda grandeza artística.


4. Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes

O documentário nacional dirigido por Bruno Polidoro e Cacá Nazario fala sobre a carreira de  Caio Fernando Abreu (poeta brasileiro falecido em 1996), não dá forma piegas e tradicional que estamos acostumados, mas da sim de uma forma romantizada e introspectiva para dentro do universo do poeta. Através da leitura de poemas e cartas pessoais de CFA com seus amados, o filme narra momentos pontais da vida do mesmo sem perder sua sutileza em momento algum. Outro ponto alto do longa é sua montagem (parte fundamental de todo documentário, pois é este que constrói sua narrativa) onde o mesmo se atribui de uma experimentação incisiva enquanto os convidados declamam as palavras de Caio.

3. O lobo atrás da porta

O thriller nacional mais empolgante dos últimos anos, tratando-se de uma “Medeia brasileira”, o filme (dirigido por Fernando Coimbra) é uma surpresa não cronológica extremamente positiva. Acompanhe a crítica completa aqui.

O lobo atrás da porta (still frame)
2.  Gone Girl

David Fincher é um dos diretores mais eficientes na arte de apresentar blockbusters de forma refinada/não somática. Tendo suspense como seu gênero favorito, seus filmes sempre apresentam uma atmosfera densa e claustrofóbica onde nem mesmo seus protagonistas são totalmente claros para quem o assiste. David adora adaptar livros para as telas do cinema, porém nunca fica responsável pela adaptação de seus roteiros - em Garota Exemplar a encarregada da vez fora Gillian Flyn, que o fez com grande sabedoria ao construir a ambiguidade por trás dos personagens e ao momento de apresentação de seu principal plot twist, se assimilando com os roteiros de outros jovens no cinema mundial como Pascal Laugier (Martyrs, 2008) e Yorgos Lanthimos (Dente Canino, 2009) que revelam suas surpresas de forma muito natural e contemplativa – sem grandes destaques sobre o mesmo a ponto de o espectador ficar em dúvidas sobre a verossimilhança dos fatos apresentados até então.

1. Mapa para as Estrelas

Em primeiro lugar fica o filme de David Cronenberg. Mapa para as Estrelas é de longe o filme mais completo do ano, não existe um único erro no universo dos artistas recriado no longa. Quase de forma caricata, a complexidade dos personagens é tanta que o grande atrativo do filme é justamente tentar compreender o que há por trás das decisões dos mesmos. Juliane Moore é o maior destaque da obra, sua personagem é o retrato de uma atriz acabada e que vive dos restos de sua carreira (quase uma Lindsay Lohan pós-moderna) e apesar da mesma protagonizar momentos dramáticos, acaba por se tornar um alívio cômico degradante – tanto que a atriz fora nomeada para Melhor Atriz de Comédia com este papel no Globo de Ouro de 2015. Cronenberg acerta em, mesmo se tratando de um drama palpável, manter uma miscelânea de elementos que remetem ao de uma ficção futurística (seus cenários ricos e elementos sobrenaturais acabam por lembrar outros grandes títulos do diretor clássicos como Videodrome e ExistenZ). O filme conta três histórias paralelas: Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Ao mesmo tempo o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso.”


Outros títulos promissores mas que ainda não estrearam no cinema mundial e/ou saíram para download:
Adeus à Lingaugem (Jean-Luc Gordard)
Birdman (Alejandro Gonzales Iñarritu)
A Gangue (Myroslav Slaboshpytskiy)
Our Sushi (Hong Sang-Soo)
Mommy (Xavier Dolan)
The Look Of Silence (Joshua Oppenheimer)

Este fora o top 10 de 2014, espero que tenha gostado e até 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário